Empatia e liberdade de expressão
- Emilyn Mendes Rosa
- 28 de set. de 2025
- 1 min de leitura

Você já ouvir falar sobre empatia? Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender o que o outro sente e pensa, sem julgamentos.
Na nossa vida precisamos exercitar a empatia com aqueles que estão ao nosso redor, mas também precisamos ser compreendidos e aceitos na nossa essência, naquilo que sentimos, nas nossas dores e nas nossas sombras.
Comece sendo empática consigo mesma e depois você conseguirá expressar melhor suas emoções e necessidades às outras pessoas.
Ter essa liberdade de se expressar livremente, sentir que suas emoções são validadas é uma necessidade emocional básica nossa enquanto ser humano. Suprir tal necessidade vai contribuir para prevenir os esquemas de autossacrifício, subjugação e busca por aprovação e reconhecimento.
Quando você não se sente aceita, ou validada em suas emoções, você pode acabar se anulando ou negligenciando as suas necessidades em prol de atender as necessidades do outro. Uma armadilha do nosso eu, pela busca da aceitação e do reconhecimento.
Como você tem percebido suas emoções e necessidades emocionais? As tuas atuais relações te permitem ser espontânea, autêntica e validam suas emoções por mais difíceis ou sombrias que elas possam ser?
Se reconhecer nesse processo é o primeiro passo para a mudança.
Suas emoções importam! Você importa! Os outros não podem reconhecer as tuas forças antes de você fazer isso por você, vamos juntas?!




Comentários