Limites realistas
- Emilyn Mendes Rosa
- 28 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

Limites são mais uma das nossas necessidades emocionais básicas que precisamos para ter uma vida mais saudável e equilibrada. Não falo aqui somente dos limites que precisamos estabelecer na educação dos nossos filhos, mas dos limites que também precisamos aprender a desenvolver em todas as nossas relações para que nossos direitos sejam respeitados e para que também possamos respeitar os direitos das outras pessoas com quem nos relacionamos.
Na minha experiência clínica tenho observado como a dificuldade de estabelecer limites nas relações impactam a vida das pessoas. Muitas vezes essa dificuldade se mostra na intolerância em lidar com frustrações, dificuldade em dizer não e de se colocar nos relacionamentos.
A Terapia do Esquema pode auxiliar a desenvolver habilidades que fazem a pessoa reconhecer o próprio valor, as próprias necessidades e assim se expressar e se colocar melhor nas relações.
Trabalhar a baixa tolerância às frustrações também é central para compreendermos que não temos o total controle sobre as coisas que acontecem na nossa vida e que as frustrações fazem parte de um desenvolvimento saudável, aprendendo a aceitar aquilo que não posso mudar e me comprometer com as questões que são de minha responsabilidade.
Suprir as necessidades de limites realistas nos ajuda a evitar os esquemas de arrogo/ grandiosidade, autocontrole / autodisciplina insuficientes.
Por aí, como andam os limites na vida e nas relações?
Você sente que se coloca de uma forma genuína em seus relacionamentos ou às vezes cai na armadilha de querer agradar o outro?
Pensar sobre isso, já é o primeiro passo para a mudança!
Vamos juntos?
Com afeto, Emilyn.




Comentários