o que é a Terapia do Esquema
- Emilyn Mendes Rosa
- 13 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

A Terapia do Esquema (TE) é a minha abordagem de escolha para trabalhar com a Psicologia Clínica. Quando o profissional de psicologia vai explicar os fenômenos psicológicos ele normalmente escolhe uma abordagem de atuação que nada mais é do que a lente pela qual iremos olhar, explicar e entender os eventos psicológicos com os quais estamos trabalhando.
Jefrey Young é o precursor da Terapia do Esquema, começou a desenvolver a teoria para tratar inicialmente alguns transtornos de personalidade que não via muito resultado com a Terapia Cognitiva Comportamental - TCC tradicional.
A Terapia do Esquema é considerada uma TCC de terceira geração, por ser integrativa, considerando aspectos da infância da vida do paciente e dando ênfase na relação terapeuta - paciente como possibilidade de ressignificar vivências a partir da reparentalização limitada e da confrontação empática.
A TE trabalha com os Esquemas Iniciais Desadaptativos que até o presente são 18. Formados na interação entre o temperamento de cada sujeito e o ambiente no qual foi criado sem muitas vezes ter as suas necessidades emocionais básicas atendidas.
No processo de psicoterapia é possível aprofundar sobre cada um desses esquemas desenvolvidos pelo sujeito, entender como ele surgiu na vida do paciente, compreender as necessidades básicas por trás de cada esquema que precisam ser supridas e buscar por estratégias que fortalecem o modo adulto saudável do paciente, fazendo o esquema enfraquecer ou para que se lide melhor com ele.




Uma profissional de excelência,que exerce seu trabalho com um olhar muito humano.Parabéns vc merece todo o sucesso do mundo